quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Modo de Endereçamento de Memoria

Os modos de endereçamento permitem que as instruções especifiquem de que modo acedem a células de memória, com endereços que podem ser calculados durante a própria execução das instruções.


Os dois aspectos podem ser esquematizados do seguinte modo
Têm os seguintes principais objectivos:

* Para ter acesso eficiente a certas estruturas de dados: matrizes, estruturas ou records, listas, pilhas;
* Para especificar um endereço completo de memória, mas usando um menor número de bits no campo de endereço da instrução
* Para calcular endereços relativos à posição da instrução corrente ou a outra posição de base, permitindo assim que um programa fique independente da zona de memória central onde é carregado pelo Sistema de Operação.

Os modos de endereçamento especificam como se calcula o endereço efectivo.

Endereço Efectivo


Há, habitualmente, uma grande variedade de modos de endereçamento, com o objectivo de facilitar o acesso às constantes, às variáveis simples, às estruturas, bem como a geração de endereços relativos, que permitam ao programa ficar independente da posição real de memória onde é carregado.

Podemos distinguir dois aspectos principais:

* O primeiro aspecto refere-se aos modos de endereçamento tal como são utilizados pelo programador ou pelo compilador, mas ainda assumindo uma memória cujo endereço inicial é 0;
* O segundo aspecto refere-se ao modo como o Sistema de Operação, uma vez determinado o endereço real inicial do programa em memória, permite que, a partir do momento em que carrega o programa em memória, as suas instruções possam ser executadas sem ter de alterar o programa.

Os dois aspectos podem ser esquematizados do seguinte modo.

Utilização dos Modos de Endereçamento

Nas subsecções seguintes, iremos concentramo-nos sobretudo no primeiro aspecto. O segundo aspecto será estudado quando, a seguir, estudarmos a arquitectura do 8086 e, mais tarde, quando estudarmos com maior pormenor a organização das unidades de memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores