sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Interfaces de Memória Secundária

IDE

Trata-se de uma tecnologia que surgiu na época do processador 386 para solucionar o problema que envolvia o aumento de ruído (interferência, perda de dados) quando os fabricantes de HD`s aumentavam a capacidade de armazenamento dos seus discos.

Os ruídos, devido a sua natureza de causar perda de informações, fazia com que a controladora solicitasse várias vezes o reenvio dos dados naquele momento.

A empresa Western Digital, em 1986,  mostrou uma solução onde a controladora passou a estar integrada na placa de circuitos do próprio HD e os ruídos não existiam mais. Essa solução foi chamada de IDE e tornou-se padrão para discos rígidos. 

Antigamente a controladora não ficava "dentro" do HD.


Interface IDE

SATA

Padrão Serial ATA é uma tecnologia para discos rígidos que surgiu no mercado no ano 2000 para substituir a tradicional interface PATA ou somente ATA ou, ainda, IDE.
No padrão SATA, a transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás do outro. 

O ruído praticamente não existe, porque o seu cabo de conexão ao computador possui apenas 4 vias e também é blindado. Isso acaba trazendo outro ponto de vantagem ao SATA, pois, como o cabo tem dimensão reduzida, o espaço interno do computador é melhor aproveitado, facilitando inclusive a circulação de ar.

Interface SATA


SCSI

É um barramento para a ligação de periféricos ao computador, tais como discos rígidos, unidades de CD e scanners que usem esta tecnologia de comunicação. 

Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador.

As vantagens do SCSI não se resumem apenas à questão da velocidade, mas também da compatibilidade e estabilidade. 

Sendo o processador o dispositivo mais rápido do computador, o uso do padrão SCSI permite que essa velocidade seja aproveitada e assim, aumenta-se de forma considerável o desempenho do computador. 

Isso deixa claro que o SCSI é aplicado principalmente em servidores e em aplicações de missão crítica o desempenho do computador.

Isso deixa claro que o SCSI é aplicado principalmente em servidores e em aplicações de missão crítica.

Interface SCSI


Velocidades

  




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores