sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Barramentos de Expansão

Os barramentos são conjuntos de sinais digitais com os quais o processador comunica com o seu exterior. Esses sinais podem ser combinados de várias formas, dependendo da finalidade.

Os barramentos mais comuns são:
    * Barramento local - Faz a conexão entre processador e memória.
    * Barramento ISA – Usado pelos slots de 8 e 16 bits e alguns interfaces da motherboard (série, paralela, interface para drives, alto falante).
    * Barramento PCI – Usado pelos slots PCI, interfaces IDE e USB.
    * Barramento AGP – Usado para placas de vídeo 3D de alto desempenho.


Placas de expansão e slots ISA de 8 e de 16 bits.

ISA

O barramento ISA (Industry Standard Architecture) é formado pelos slots de 8 e 16 bits existentes nas motherboards, além de alguns dos seus circuitos internos.

É originário do IBM PC, na versão de 8 bits, e foi posteriormente aperfeiçoado no IBM PC AT, chegando à versão de 16 bits. Possui as seguintes características:

    * Transferências em grupos de 8 ou 16 bits
    * Clock de 8 MHz

As placas de expansão ISA de 16 bits (ex.: placas de som) devem ser conectadas em slots ISA de 16 bits, mas as placas de expansão ISA de 8 bits (ex.: placas fax/modem) podem ser conectadas, tanto em slots de 8, como de 16 bits.
Apesar de ser considerado lento para os padrões actuais, o barramento ISA ainda é muito utilizado. Mesmo as mais modernas placas de CPU Pentium possuem 2, 3 ou 4 slots ISA de 16 bits, nos quais podem ser conectados diversos tipos de placa, para os quais a sua velocidade é satisfatória. Por exemplo, as placas fax/modem, as placas de som e asplacas de rede, entre diversas outras.

Slots ISA



PCI
Ao desenvolver o microprocessador Pentium, a Intel criou também um novo barramento, tão veloz quanto o VLB, porém muito mais versátil. Trata-se do barramento PCI (Peripheral Component Interconnect). Possui as seguintes características:

    * Opera com 32 ou 64 bits
    * Apresenta taxas de transferência de até 132 MB/s, com 32 bits
    * Possui suporte para o padrão PnP (Plug and Play)

Apesar de poder operar com 32 ou 64 bits (os slots PCI de 64 bits são um pouco maiores que os de 32), praticamente todas as motherboards modernas utilizam a versão de 32 bits. O clock, em geral, é de 33 MHz, mas dependendo do processador, pode ter clock de 30 ou 25 MHz. A tabela que segue mostra a relação entre o clock do barramento PCI e o clock interno do processador.

Slots PCI

AGP

Visando obter uma maior taxa de transferência entre a placa de CPU e a placa de vídeo (obtendo assim gráficos com movimentos mais rápidos), a Intel desenvolveu um novo barramento, próprio para comunicação com placas de vídeo especiais. Trata-se do AGP (Accelerated Graphics Port).

A principal vantagem do AGP é o uso de maior quantidade de memória para armazenamento de texturas para objetos tridimensionais, além da alta velocidade no acesso a essas texturas para aplicação no ecrã.

Slots AGP


Variantes AGP

PCI Express 

O padrão PCI Express (ou PCIe ou, ainda, PCI-EX) foi concebido pela Intel em 2004 e se destaca por substituir, ao mesmo tempo, os barramentos PCI e AGP. Isso acontece porque o PCI Express está disponível em vários segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x (há também o de 32x, mas até o fechamento deste artigo, este não estava em uso pela indústria). Quanto maior esse número, maior é a taxa de transferência de dados.

Como mostra a imagem abaixo, essa divisão também reflecte no tamanho dos slots PCI Express:

PCI Express





Variantes ISA vs PCI

7 comentários:

Seguidores