sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Arquitectura de Computadores

Um computador pode ser considerado como uma máquina de estados extremamente sofisticada, uma vez que o estado seguinte não se encontra pré-definido de origem mas vai depender das instruções que vão sendo executadas.
A implementação física de um computador pode recorrer a muitas tecnologias, usando-se hoje implementações electrónicas, enquanto que no passado se usaram implementações electromecânicas e mecânicas.
Normalmente um computador é constituído por um processador, memória e periféricos. O processador nos computadores pessoais é constituído apenas por um circuito integrado, mas em computadores mais sofisticados tal não é verdade, variando enormemente a sua complexidade.
A memória é utilizada para armazenar instruções e dados, e os periféricos para o computador armazenar informação de uma forma permanente, e para o computador comunicar com os utilizadores ou com outros computadores.



Chipset:

É um dos principais componentes lógicos de uma Motherboard. Divide-se em Northbridge e Southbridge. O chipset é que define entre outras coisas a quantidade máxima de memória RAM que uma Motherboard pode ter, e o seu tipo; bem como o tipo de processador e disco rígido.

Northbridge:

Normalmente lida com a comunicação entre a UCP (unidade central de processamento), memória RAM, slot PCI Express e o Southbridge.

Southbridge:
Não esta directamente ligada à UCP. Ao Southbridge é dada a responsabilidade de lidar com os dispositivos mais lentos de um PC.

Direct Memory Access:
Controlador dedicado a transferir dados entre a memória e outros controladores e vice-versa.

Front Side Bus:
È o responsavel por transportar dados entre o CPU e a Northbridge.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores